|
Acadêmicos - Abdala Mameri
Abdala Mameri- Cadeira 26
Patrono:
Alberto de Oliveira
Fundador: Lycídio Paes
Posição: 2
Antecedido por: Lycídio Paes
Sucedido por: Maria de Lourdes Reis
Biografia
Nasceu a 7 de março de 1925, em Araguari.
Filho de Abrão Mameri e de Zaquias Jorge Zacharias, ambos de saudosa memória.
Cursou o primário na Escola Estadual Raul Soares. O ginasial e o colegial no Regina Pacis, onde começou a escrever crônicas, versos e reportagens, que o conduziriam pelo caminho do jornalismo e da literatura, do qual jamais se afastou.
Os primeiros trabalhos foram publicados no jornal A Nova Juventude, do mencionado estabelecimento de ensino, época em que ganhou um concurso de contos.
Foi balconista. Ingressou no extinto Banco Hipotecário e no Banco do Brasil.
Foi redator do Jornal Gazeta do Triângulo, durante longo tempo, onde promoveu numerosas campanhas, entre as quais se mencionam:
- Instalação da Companhia Telefônica Araguarina, aproximação da BR-050 da cidade, conquista de canais de microondas, urbanização, combate a endemias rurais, retorno do homem ao campo, através da assistência mais intensa a ser-lhe proporcionado pelos poderes constituídos.
Para estimular os estudantes, criou a coluna Alunos-Modelo, que divulgava mensalmente os nomes dos que se classificavam em primeiro lugar nas escolas. No fim do ano, os melhores recebiam prêmios.
Criou e manteve durante algum tempo a revista Ventania, que abrigou reportagens sobre fatos sociais, históricos e culturais; deu guarida aos que se dedicavam às letras, principalmente os jovens. Através de Ventania, promoveu concursos de oratório, fotografia e outros.
Publicou dois livros de sua autoria: Rebentos e Cantos de um Cisne Branco.
Editou volumes de crônicas e poesias de outros autores.
Escreveu também livros de contos, crônicas e poemas, e História de Araguari, com farto material acumulado durante anos.
Faleceu em Araguari em 28 de novembro de 1998.
Bibliografia
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Abdala_Mameri
- Fonte: Revista Convergência n. 10, pág. 51
|
|