|
Acadêmicos - Ani de Sousa Arantes Santos
Ani de Sousa Arantes Santos - Cadeira 04
Patrono: Jorge de Lima
Fundador: Padre Thomaz de Aquino Prata
Posição: 2
Antecedida por: Padre Thomaz de Aquino Prata
Biografia
Ani de Sousa Arantes Santos nasceu em Uberaba (MG).
Filha de João Luiz de Sousa (pioneiro da Imprensa em Uberaba com o Jornal "O Triângulo") e Maria Bittencourt de Sousa (cultivava valores na arte, bom gosto na cultura musical, de cantar, tocar violino), irmã de Eurípedes Luiz de Sousa, irmã gêmea de Iná Bittencourt de Sousa Barbosa.
Casada com Laércio Arantes Santos com quem teve dois filhos, Luciana Arantes Santos e Juliano Arantes Santos.
Iniciou jovem a vida profissional como radialista na Rádio Sociedade do Triângulo Mineiro (PRE/5) e em seguida na Rádio Difusora em Uberaba.
Aprovada em Concurso Público do Estado, atuou como professora do Ensino Especial (DM), e Oficinas Pedagógicas. Pós-graduada em Lato/Sensu, na área Educacional, com especialização: Administração, Supervisão, Orientação Educacional.
Atuou como gerente e professora na Creche "A Pequena Casa de Maria". Foi professora de Educação Artística no Colégio Nossa Senhora das Dores. Ministrou aulas no Curso de Magistério na Escola Estadual Marechal Castelo Branco, na área de Sociologia e Metodologia de Ensino.
Foi aprovada em Concurso do Estado como Orientadora Educacional, atuando como Pedagoga.
Lecionou no SESC na área de Secretaria Educacional.
Pertenceu ao Fórum dos Articulistas de Uberaba.
Foi representante do Fórum dos Articulistas no Conphau, concorrendo e defendendo a preservação do Patrimônio Histórico de Uberaba.
Iniciou como articulista, semanalmente, no Jornal "Cidade Livre" com artigo denominado "Click /Criança" (relacionamentos com filhos) desde a abertura ao término do Jornal.
Atuou na Rádio Sete Colinas com o programa "Dicas de Comportamento Humano".
Militou pelas causas humanitárias participando de trabalhos de filantropia na cidade de Uberaba e região, especialmente na Entidade Oásis, em Uberaba.
Era escritora e articulista no Jornal da Manhã com temas diversos, sempre mostrando modernidade aliada aos dias atuais, com a sensibilidade dos grandes literatos.
Tomou posse na Academia de Letras do Triângulo Mineiro em 2020, ocupando a Cadeira n.º 4 de Padre Thomaz de Aquino Prata (fundador), tendo como patrono o escritor Jorge de Lima. Atuava como 1.ª Secretária na diretoria da Academia, biênio 2021/2022, sendo sempre colaboradora ativa, principalmente na gestão do Presidente João Eurípedes Sabino, que admirava pela conduta de ação e competência frente à Instituição, tendo os confrades como irmãos.
Publicou, em parceria com sua irmã gêmea univitelina, 4 livros sobre temas de gêmeos univitelinos (inédito nesta modalidade), voltados para a informação, a partir de pesquisas, entrevistas e experiências pessoais .
Todos perguntavam por que sempre escrevia seus livros junto com sua irmã gêmea, sem se identificarem a autoria. A resposta é "O amor é o significado"!
Participativa ativamente de todos os eventos culturais da cidade e região.
Escritora Ani Bittencourt, determinada, corajosa, sensível, extrema delicadeza, essencialmente democrática, amava intensamente a Vida!
Imortal viverá Estrela Maior.
Livros publicados:
Gêmeos, Semelhança Oculta
Gêmeos, Magia e Ciência
Viagem Cósmica
Gêmeos, Joio e Trigo
Referências Bibliográficas
Biografia cedida por Iná Bittencourt de Sousa Barbosa
|
|