Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Fundadores - João Edison Mello


João Edison Mello - Cadeira 24

Patrono: Vicente de Carvalho
Fundador: João Edison de Mello

Posição:Fundador
Sucedido por: Elza Teixeira de Freitas

Biografia

João Edison de Mello nasceu no Prata (MG) em 28 de março de 1913.
Filho de Francisco da Costa Mello e Elzira de Camargos Mello.
Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo, 1935.
Obteve, com duas poesias, o 1º e 2º lugares em concurso de poesia promovido pela Academia de Letras da Faculdade de Direito de São Paulo. Comissão julgadora: Cassiano Ricardo, Guilherme de Almeida e Menotti Del Picchia.
Em razão disto, obteve uma cadeira na referida Academia, a que renunciou, por discordar do resultado de outro concurso, dada a preterição de colegas em favor de outros de menor mérito. Foi-lhe, apesar disto, concedido o título de sócio honorário.
Durante o curso acadêmico, publicou dois livros: um de poesia, "Duas Vozes do Coração", e outro de polêmica, "Ponto Final", motivada pelo concurso de que discordou. Não guardou exemplar de nenhum.
Foi redator-chefe na cidade do Prata, do jornal do mesmo nome e, em Uberlândia, do "Correio de Uberlândia", nos quais manteve sempre um artigo de fundo. Foi professor universitário.
Tem material para algumas obras que pretende editar, a saber: de poesia, de discursos e conferências, de trabalhos forenses, de biografias de cidadãos uberlandenses; de comunicação pelo discurso; de ensaios sobre o exercício da advocacia e temas nacionais.
De crítica sobre seus trabalhos, teve duas cartas, ora extraviadas: uma de Frederico Schmidt e outra de Ernani da Silva Bruno, de elogio às suas composições poéticas.


Referências Bibliográficas

Informações cedidas pelo acadêmico.






Voltar




Projeto Gráfico e Programação Web, Pesquisa, Organização e Manutenção: Fernanda Bilharinho de Mendonça
©Copyright 2010/2022 - Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Todos os direitos reservados.