Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Fundadores - Dom José Pedro Costa


Dom José Pedro Costa - Cadeira 39

Patrono: Dom Joaquim Silvério de Souza
Fundador: Dom José Pedro Costa

Posição: Fundador
Sucedido por: Carlos Alberto Cerchi

Biografia

Dom José Pedro de Araújo Costa, arcebispo Titular de Marceliana.
Nome Literário: Dom José Pedro Costa, além dos pseudônimos "Correa de Aquino", "Sargento Ouvidor", "Zeus" e das siglas D.J.P.C. e P.J.P.C.
Filiação: José do Nascimento Costa e Rita Cândida de Araújo Costa
Local de Nascimento: Serro-MG
Data de nascimento: 13/10/1913
Profissão: Bispo da Igreja Católica, Romana.

Atividades literárias:

Opúsculos publicados:
"Palavra à Mocidade", "A Mulher e a Cultura Intelectual", "A Religião e o Poder", "Bases Cristãs do Direito", "O Vaticano II e a Santidade Sacerdotal", "Dom Augusto Álvaro da Silva, apóstolo e vigia, mestre e pastor", "Dom Serafim Gomes Jardim, Modelo de 'Kenosis' Eclesial", Dom Joaquim Silvério de Souza", "Inconfidência Mineira", "União de Poderes", "Eucaristia e Vida Pública".

Cartas Pastorais:
"Saudação aos diocesanos de Caetité", "Os Cristãos e a Pobreza", "Presença Social dos Cristãos", "Operários de Deus", "Vaticano II, o Concílio da Esperança", "Caminhos da Igreja" (essa última Carta Pastoral foi vertida para o italiano com o título "Le Vie della Chiesa" em 1966).

Livros inéditos:
Alguns em prosa e em verso.

Artigos publicados:
Vários, em jornais e revistas de Diamantina, Belo Horizonte, Rio, Salvador e Uberaba. Dois desses artigos foram transcritos em jornal do Vaticano (Roma) e um dos seus sonetos ("Mãe da Igreja") foi vertido para o espanhol e divulgado por uma revista de Madri. Durante 5 anos, manteve um pequeno programa de evangelização e de comentários pastorais no Canal 5, TV de Uberaba.

Curriculum Vitae resumido:
Fez o curso primário no "Grupo Escolar João Pinheiro" (Serro), tendo se matriculado, em 1926, no Seminário de Diamantina -- onde fez o curso ginasial, o de Filosofia e o de Teologia.
Foi ordenado Sacerdote, a 6 de dezembro de 1936, em Diamantina, por dom Serafim Gomes Jardim.
Em Diamantina, exerceu as funções de professor e, posteriormente, Diretor do Colégio Diamantinense, redator do jornal arquidiocesano "A Estrela Polar", professor de Teologia Dogmática no Seminário de Diamantina, Vigário Coadjutor de Diamantina, Vigário de Rio Manso (atual Couto de Magalhães), Presidente do Tribunal Eclesiástico, Capelão do 3.º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, Organizador e Diretor do Museu do Diamante. Nomeado Cônego do Cabido Metropolitano de Diamantina e, depois, Monsenhor Camareiro Secreto do Papa Pio XII, foi eleito Bispo de Caetité (Bahia) em 1957 e lá exerceu a missão canônica de Bispo Diocesano até 1969, ano em que foi promovido a Arcebispo titular de Marceliana e transferido para Uberaba como Coadjutor.
Em 1970, foi nomeado Administrador Apostólico da Arquidiocese de Uberaba, missão que desempenhou até 19 de julho de 1978, data em que sua renúncia foi aceita pelo Papa Paulo VI.

Foi conferencista na Escola Superior de Guerra (Rio) e fez pregações da Páscoa do Congresso Nacional em Brasília. Participou das 4 fases do Concílio Ecumênico Vaticano II, de 1962 e 1965.

Referências Bibliográficas

- Revista Convergência n. 10, pág. 86

Obs.: Faleceu em 27/07/1996 em Serro (MG).





Voltar




Projeto Gráfico e Programação Web, Pesquisa, Organização e Manutenção: Fernanda Bilharinho de Mendonça
©Copyright 2010/2022 - Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Todos os direitos reservados.