Fundadores - Dom Alexandre Gonçalves do Amaral


Dom Alexandre Gonçalves do Amaral - Cadeira 21

Biografia

Dom Alexandre nasceu em Carmo da Mata (MG], aos 12 de junho de 1906, filho de Benjamim Gonçalves e de Maria Cândida Gonçalves do Amaral.
Em janeiro de 1907, é crismado, na cidade de Oliveira, por D. Silvério Gomes Pimenta.
Em 1914, recebe pela primeira vez, a Eucaristia, na cidade de Lafaiete. Após o curso primário ingressa no Seminário de Mariana, e em 1923, transfere-se para o Seminário Coração Eucarístico de Belo Horizonte, onde é um dos primeiros alunos e lá conclui os estudos.
Estuda humanidades, filosofia e teologia. Neste Seminário se tornaria, mais tarde, diretor espiritual, professor de português, geometria, apologética, eloquência sacra, teologia dogmática e filosofia, vice-reitor e reitor.
Aos 22 de setembro de 1929, recebe a ordenação presbiterial do Arcebispo de Belo Horizonte, D. Antônio dos Santos Cabral, na Catedral da Boa Viagem.
Aos 5 de agosto de 1939 é nomeado bispo de Uberaba, pelo Papa Pio XII, tendo apenas 10 anos de sacerdócio. Vem a ser sagrado bispo aos 29 de outubro de 1939, festa de Cristo Rei, na Catedral de Belo Horizonte, onde recebera a ordenação presbiterial por D. Cabral e os consagrantes D. Manuel Nunes Coelho (de Luz, MG) eD.Aristides Porto [Montes Claros, MG).
Aos 8 de dezembro do mesmo ano, toma posse como 4º bispo de Uberaba, sucedendo a D. Luiz Maria de Sant'Anna.
Torna-se arcebispo em 1961 e resignatário em 1978. Dom Alexandre foi pastor e evangelizador, pregador, conferencista, jornalista e escritor.
Foi membro a Academia de Letras do Triângulo Mineiro e colaborou com o jornal Correio Católico de Uberaba publicando artigos doutrinários.
D. Alexandre faleceu em 05 de fevereiro de 2002.

Obras publicadas:
Os Católicos e a Polícia, 1946
Menor Abandonado e Criminalidade, 1979



Bibliografia

Paolinelli, Sônia Maria Rezende. Coletânea Biográfica de Escritores Uberabenses. Uberaba (MG): Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães”, 2009. 27 p


Voltar


© Copyright 2010/2011 - Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Todos os direitos reservados.