Fundadores - Augusto Afonso Neto


Augusto Afonso Neto - Cadeira 13

Biografia

Augusto Afonso Neto nasceu em 13/01/1907 e faleceu em 27/09/1994, aos 87 anos.
Natural de Sacramento, pertencia a uma das mais conceituadas famílias daquela cidade.
Foram seus pais o Dr. Antonio Augusto da Silva Neto e a Sra. Laudelina Afonso de Almeida Neto.
Dedicou grande parte de sua vida a Uberaba.
Na sua vida escolar e acadêmica, foi um dos mais brilhantes alunos, sempre auferindo nota 10 com louvor.
Fez dois cursos simultaneamente em São Paulo: formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, em 1930, e Filosofia, pela Faculdade de São Bento, dependente da Universidade de Louvain, Bélgica, mantida pelo Mosteiro de São Bento.
Exerceu sua profissão por mais de 60 anos, revelando-se sempre um profissional de esclarecida cultura jurídica, digno e atuante.
Foi delegado de Polícia de São Bernardo (SP) e promotor de Justiça da Comarca de Sacramento (MG).
Foi professor de Direito Comercial e Rural, e de Direito Privado, nas Faculdades de Ciências Econômicas (tendo sido um de seus fundadores) e de Zootecnia; professor de Direito Comercial e de Economia Política na Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro.
Exerceu os cargos de diretor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro; presidente e tesoureiro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, tendo sido membro fundador e ocupando a cadeira de nº 13; presidente da Ordem dos Advogados, subseção de Uberaba; presidente do Instituto dos Advogados do Triângulo Mineiro; diretor da Associação Comercial e Industrial de Uberaba (ACIU); presidente do Rotary Clube Uberaba Sul.
Cooperou nos trabalhos de estruturação da Faculdade de Medicina, ao lado de seu fundador, Dr. Mozart Furtado Nunes; com as Irmãs Dominicanas, na fundação da Faculdade Santo Tomás de Aquino (FISTA); com o professor Mário Palmério, fundador e Reitor da Universidade de Uberaba - UNIUBE; com os Irmãos Maristas do Colégio Diocesano; com Dr. Alexandre Saad, fundador e diretor do Colégio Osvaldo Cruz; com o professor Erwin Puhler, diretor do Colégio Cristo Rei; com o Dr. Rubem Jácomo, diretor do Colégio Dr. José Ferreira e tantos e quase todos os colégios de Uberaba.
Em 1984, foi eleito Advogado do Ano de 1984, pela subseção de Uberaba da Ordem dos Advogados do Brasil.
Em 1986, foi eleito sócio benemérito da Associação Comercial e Industrial de Uberaba.
"Uberaba deve aos drs. Augusto Afonso Neto e Paulo de Souza Lima a idéia da Faculdade de Ciências Econômicas. Advogando na área comercial sentiu a necessidade do profissional em economia. Levou a idéia ao dr. Leo Derenusson, presidente da Aciu, que a abraçou e em 1965 foi inaugurada a faculdade." (Erwin Pühler, Jornal de Uberaba, 09 de outubro de 1994).
Colaborou efetivamente para solução de grandes problemas de Uberaba, como o asfaltamento do campo de pouso e do pátio de manobras do aeroporto local, implantação asfáltica da BR-262 com destino a Belo Horizonte, e da BR-050 rumo a Uberlândia. Participou e lutou também para a instalação da Cemig nesta cidade.
"Na rica constelação de valores humanos, Dr. Augusto Afonso Neto sempre se destacou como estrela de 1º grandeza pela sua participação fecunda na vida social, cultural e empresarial tanto na cidade de Sacramento, como em Uberaba, que teve o privilégio e a honra de acolhê-lo por longa data e outorgar-lhe com justiça e por direito o título de sua cidadania ao qual fez jus pelos relevantes serviços prestados à comunidade local." (Joaquim Prata dos Santos, Lavoura e Comércio, 08 de outubro de 1994).

Obras publicadas:
Princípios de Direito Falimentar, edição Max Limonad. São Paulo, 1962
Transferência de Estabelecimento Comercial (tese apresentada no I Congresso Jurídico do Triângulo Mineiro, em 30 de outubro de 1956)
Concordata Preventiva com título protestado (tese apresentada no II Congresso Jurídico do Triângulo Mineiro, em 28 de novembro de 1959
Apostilas de Direito Comercial (1959)
Apostilas de Economia Política (1953)
Ação Executiva Fiscal (razões de apelação)
Rescisória de Acórdãos (memorial)
O Livre-Arbítrio segundo Santo Tomás, artigo publicado na Revista da Faculdade de Filosofia e Letras de S. Bento, São Paulo, fascículo III, de março de 1930
Cerca de 500 artigos


Fontes:

Curriculum Vitae
Jornal da Manhã, 28 set. 1994
Jornal de Uberaba, Caderno Especial - Fev/1987
Lavoura e Comércio, 08 out. 1994
Jornal da Manhã, 19 set. 1993

Voltar


© Copyright 2010/2011 - Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Todos os direitos reservados.