Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Acadêmicos - Elza Teixeira de Freitas


Elza Teixeira de Freitas - Cadeira 24

Patrono: Vicente de Carvalho
Fundador: João Edson de Melo

Posição: Atual
Antecedida por: João Edson de Melo


Biografia

ELZA TEIXEIRA DE FREITAS, advogada mineira, inscrita na OAB-MG sob o número 24352, é também escritora. Tem quatro livros de poemas editados: BREVES INSTANTES, SEM DISFARCE, ADRIEL e TEMPO OUTONAL. Participa ainda de 35 coletâneas brasileiras e tem mais quatro livros a serem editados: O Delegado (Contos), A Fantástica História do Video Game (Conto Infanto-Juvenil), Amor aos Pedaços (Poesia infanto-juvenil) e Memórias que não se apagam (crônicas).
A escritora já consquistou mais de 80 prêmios em concursos literários no Brasil e no exterior. É integrante de várias associações culturais e academias de letras do País. Inclusive do IAT - Instituto de Artes, Cultura e Ciências do Triângulo, em Uberlândia - MG, Academia de Letras do Brasil Central,também em Uberlândia. Sendo ainda integrante da Academia de Letras do Triângulo Minei, com sede em Uberaba - MG. Também faz parte dos quadros da Academia Irajaense de Letras e Artes no Rio de Janeiro e Ordem Nacional dos Escritores em São Paulo, dentre outras. Notadamente da Aclemod - Associação Cultural, Literária e Educacional, Mãos e Olhares Diferentes, com sede em Quirinópolis - GO.
A autora possui certificados de extensão universitária em vários cursos como: Psicologia da relações humanas, literatura, folclore, teatro, etc. Tem título de Personalidade do Ano conferido pelo Jornal Tribuna de Minas e Rádio Educadora de Uberlândia. E dois títulos de Sócia Benemérita conferido pela Associação de Imprensa do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, sendo homenageada como advogada e escritora. Foi destacada por duas vezes pela Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia nos projetos: Conheça o Escritor da sua Cidade e Escritor(a) da Cidade. Foi ainda agraciada pela Câmara Municipal de Uberlândia com a medalha: Prêmio Grande Otelo de Cultura, em 27 de novembro de 2000. E, em julho de 2012, recebeu o título de Cidadã Honorária de Uberlândia.

Referências Bibliográficas

Dados fornecidos pela acadêmica.






Voltar




Projeto Gráfico e Programação Web, Pesquisa, Organização e Manutenção: Fernanda Bilharinho de Mendonça
©Copyright 2010/2022 - Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Todos os direitos reservados.