Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Patronos - Henrique Raimundo des Genettes


Henrique Raimundo des Genettes - Cadeira 09

Biografia

Natural da França, Henrique Raimundo Des Genettes formou-se em medicina, ciências e letras.
Veio para o Brasil antes de 1840, residindo sucessivamente no Rio de Janeiro, Ouro Preto e Oliveira, onde, nesta última, apoiou e participou da Revolução Liberal Mineira, razão pela qual esteve preso por algum tempo.
Libertado, transferiu-se para Araxá, e em seguida, em 1850, para Bagagem, atual Estrela do Sul, na exploração de diamantes.
Depois de certo tempo, considerando que essa atividade não teria êxito, dirigiu-se para Goiás, em investigação científica, voltando a Bagagem, de onde mudou-se para Uberaba.
Participou ativamente da vida e da cidade em praticamente todos os setores, impulsionando, com ele, de forma intensa e decisiva, sua movimentação econômica, social e cultural, num dinamismo e irrequietude permanentes, não só tomando iniciativas pioneiras como apoiando e incentivando empreendimentos alheios, a exemplo da colaboração que prestou a Frei Eugênio na construção do prédio da Santa Casa de Misericórdia.
No decorrer de sua vida e paralelamente às inúmeras atividades que empreendeu, Des Genettes escreveu várias obras literárias e científicas. Obra publicada:
Estudos Geológicos da Província de Goiás, 1851

Obras não publicadas:
Diamantes na Bagagem, 1851
A Ciência contra a Ciência
Estudos Higiênicos sobre o Bócio nas Províncias de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, 1874
O Filho Pródigo, teatro, 1871
O Estalajadeiro, comédia
O Inconfidente, romance histórico
A Minha Profissão de Fé, 1876



Bibliografia

Paolinelli, Sônia Maria Rezende. Coletânea Biográfica de Escritores Uberabenses. Uberaba (MG): Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães”, 2009. 96 p


Textos Escolhidos







Voltar




© Copyright 2010/2011 - Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Todos os direitos reservados.