Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Patronos - Hildebrando de Araújo Pontes


Hildebrando de Araújo Pontes - Cadeira 02

Posição: Patrono

Biografia

Hildebrando de Araújo Pontes nasceu em 1879 no distrito de Jubaí, município de Conquista, MG, e faleceu em 1940, em Uberaba.
Escreveu dezenas de livros referentes aos mais variados aspectos de Uberaba e região, investigando, pesquisando e informando sobre o dialeto Capiau, o rebanho bovino, a introdução da cultura do cafeeiro, fauna, folclore e constituição geológica e riquezas naturais do triângulo mineiro.
Particularmente, levantou e estudou, de maneira sistemática, os fatos históricos da cidade e da região, em obras como História de Uberaba e a Civilização do Brasil Central e sobre a história de Araxá e Patrocínio.
Deixou ainda diversos outros trabalhos a respeito do teatro, imprensa e tipos populares de Uberaba, além de genealogias e livros de memória e reminiscências.
Sabia usar, e usou com tenacidade, seu tempo de viver, e, juntamente com outros poucos estudiosos, construiu, organizou e conservou nossa memória regional.
Foi um idealista, um incansável. Um homem que, ao lado de Antônio Borges Sampaio, Uberaba e região devem permanentemente as maiores homenagens.
Entre as obras escritas por Hildebrando Pontes e permanecidas inéditas por meio século, encontra-se História do Futebol em Uberaba, que demonstra, de maneira inequívoca, o sentido de abrangência da totalidade dos fenômenos humanos por parte de seu autor.

Obras publicadas:
História de Uberaba e a Civilização do Brasil Central
História do Futebol em Uberaba
Vida, Casos e Perfis



Bibliografia

Paolinelli, Sônia Maria Rezende. Coletânea Biográfica de Escritores Uberabenses. Uberaba (MG): Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães”, 2009. 98 p


Textos Escolhidos



Voltar


© Copyright 2010/2011 - Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Todos os direitos reservados.