Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Acadêmicos - Joaquim Prata dos Santos


Joaquim Prata dos Santos - Cadeira 12

Patrono: Padre Leonel França
Fundador: João Rodrigues da Cunha

Posição: 2
Antecedido por: João Rodrigues da Cunha
Sucedido por: Dimas da Cruz Oliveira


Biografia

Joaquim Prata dos Santos nasceu em 1914, em Uberaba, na própria "Chácara do Apolinário" onde morou cerca de duas décadas.
Filho de Zeferino dos Santos e Marieta Prata dos Santos.
Iniciou seus estudos na Chácara, com os professores João Atanásio de Almeida, Anita Rosa e Homero Lanes. Vindo para a cidade, morou na Rua Santo Antônio. Estudou na escola pública Raul Soares, situada no "alto das mercês", praça Dom Eduardo. Fez o curso secundário no colégio Diocesano, e o 1º ano de Perito Contador, em 1938, na escola Dr. José Bonifácio.
Em 1935 foi para Belo Horizonte, onde cursou o primeiro ano de medicina veterinária. Abandonou o curso após a morte de seu irmão Alexandre, que também residia em Belo Horizonte, já terminando o curso de Medicina; morreu em consequência de infecção provocada por apendicite supurada.
Morou no Rio de Janeiro em 1936, tentando conseguir um bom emprego e seguir seus estudos e, não conseguindo, regressou para Uberaba onde fez vários cursos.
Casou-se no dia 19 de janeiro de 1946 com Maria Emília Lima dos Santos.
Foi um homem que cresceu percebendo, junto com o pai, os problemas da cidade e do povo. Participou constante e intensamente da vida uberabense. Desde 1972, seus artigos aparecem nos jornais de Uberaba e outras regiões, com a tônica que marca a sua vida - um líder preocupado com o destino da comunidade em que vive.
Joaquim Prata foi agropecuarista, cafeicultor, industrial, articulista e político.
Foi membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, ocupando a Cadeira nº 12.
Faleceu em Uberaba, em 10 de maio de 2000, aos 86 anos de idade.

Obra publicada:
História em Mosaico



Bibliografia

Paolinelli, Sônia Maria Rezende. Coletânea Biográfica de Escritores Uberabenses. Uberaba (MG): Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães”, 2009. 114 p



Voltar




© Copyright 2010/2011 - Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Todos os direitos reservados.