|
Acadêmicos - Lídia Prata Ciabotti
Lídia Prata Ciabotti - Cadeira 07
Patrono: Alphonsus de Guimaraens
Fundador: Ari Rocha
Posição: Atual
Antecedida por: Eva Reis
Biografia
Lídia Prata Ciabotti é a única filha do advogado Edson Gonçalves Prata e da auditora fiscal da Receita Federal Aparecida Damas de Oliveira Prata. Com menos de três anos de idade foi admitida como aluna no Colégio Nossa Senhora das Dores, tendo sido a mais nova criança aceita pela escola das irmãs dominicanas em Uberaba até então.
Aprendeu as primeiras letras com a professora Maria Altiva, passando mais tarde pelo aprendizado da Língua Portuguesa com professores que marcaram época na Educação em Uberaba, dentre os quais Irmã Maria Helena Salazar, Newton Mamede e Décio Bragança.
Na década de 1.970, seu pai adquiriu o controle acionário do jornal "Correio Católico" junto com outros empresários da cidade. Mais tarde, o diário passou a chamar-se "Jornal da Manhã", local onde Lídia iniciou suas atividades como jornalista anos mais tarde.
Durante a gestão de Edson Prata, o matutino liderou a maior transformação ocorrida na mídia impressa do Triângulo Mineiro, implementando um estilo jornalístico ousado para a época, estruturando uma equipe de repórteres incumbidos de priorizar o noticiário sobre fatos do cotidiano de Uberaba e região nas páginas do Jornal da Manhã. Até então, os jornais locais reproduziam o noticiário nacional, reservando apenas a coluna social para o registro dos assuntos da cidade.
Para comandar o time profissional do matutino, Edson Prata trouxe o maior expoente do jornalismo da época, o premiado jornalista Mauro Santayana, então editor da Folha de São Paulo". Na Redação do JM figuravam grandes nomes do jornalismo local, como Olavo Sabino de Freitas Júnior, Geraldo Barbosa, Paulo Nogueira, e, pouco mais tarde, Wellington Cardoso Ramos, Tharsis Bastos, Ricardo Aidar, Maurílio Moura Miranda.
Por anos seguidos, Lídia acompanhou seu pai à Redação do Jornal da Manhã, todas as noites. Enquanto ali os jornalistas, editores e proprietários discutiam a manchete do dia seguinte, Lídia fazia tarefas escolares. Não tardou para o chumbo dos linotipos cair irremediavelmente na sua corrente sanguínea, despertando nela a paixão pelo Jornalismo.
Antes de completar 14 anos de idade, Lídia assumiu as funções de colaboradora do então colunista social Paulo Silva, um de seus grandes incentivadores na profissão. Por cinco anos consecutivos assinou uma coluna sob pseudônimo "Larissa".
Ingressou no curso de Comunicação Social na antiga FISTA - Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino, graduando-se em 1982. Paralelamente, cursou Direito pela Uniube, graduando-se em 1984.
Casou-se com o engenheiro Luiz Ciabotti Neto, com quem tem duas filhas, Giovanna Prata Ciabotti, médica, residente em São Paulo, nascida em 1.984, e Larissa Prata Ciabotti, publicitária, residente em Uberaba, nascida em 1987.
Na década de 1980, em decorrência dos problemas de saúde de seu pai, assumiu o comando do "Jornal da Manhã", ao lado de sua mãe, Aparecida Damas de Oliveira Prata e do marido, Luiz Ciabotti Neto.
Sob sua gestão, o Jornal da Manhã passou por grandes transformações, dentre as quais a troca dos antigos equipamentos tipográficos pelas modernas impressoras rotativas que possibilitaram a impressão do primeiro jornal em cores de Uberaba e região. Nesta mesma época foi construído o parque gráfico do Jornal da Manhã, em área de 1.200 metros quadrados, na rua que leva o nome de Edson Prata, no Parque das Comunicações.
Dos pouco mais de 30 empregados daqueles tempos, o Jornal da Manhã hoje emprega diretamente mais de 120 pessoas, além de gerar cerca de 300 empregos indiretos.
Os novos equipamentos igualmente possibilitaram um salto olímpico na tiragem do Jornal da Manhã, que passou de pouco mais de 1.000 exemplares diários para 15.000 exemplares nos dias úteis, chegando a 20.000 aos domingos. Em julho de 2009, uma nova transformação na história da imprensa uberabense, com a implementação das edições de segunda-feira do Jornal da Manhã, que, desta forma, tornou-se o primeiro jornal uberabense a circular todos os dias da semana, inclusive nos feriados.
Em 2002, criou a revista JM Magazine, publicação trimestral que completa nove anos de circulação ininterrupta em abril de 2011. É a revista de maior prestígio em Uberaba, além de recordista em longevidade no seu segmento.
Na esteira do sucesso da JM Magazine, criou também a JM Extra, em 2008, revista que tem um perfil jornalístico diferenciado, focado na discussão de temas do cotidiano de Uberaba.
Em agosto de 2.009, o Jornal da Manhã transformou-se em Grupo JM de Comunicação, ampliando suas atividades para abrigar, também, a Rádio JM, inaugurada em 28/08/2009.
Para o final de 2010 está prevista mais uma conquista do Grupo JM, com o início das operações da Rádio Sociedade Triângulo Mineiro Ltda., sob novo comando.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
- Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela Universidade de Uberaba - 1982
- Graduada em Direito pela Universidade de Uberaba - 1984
- Presidente de Rio Grande Artes Gráficas Ltda, desde abril de 2000, tendo ocupado anteriormente o cargo de diretora administrativa da empresa entre 1984 a março de 2000
- Sócia-proprietária de Barcelona Editora Ltda., responsável pela edição das revistas JM Magazine e JM Extra.
- Sócia-proprietária de Editora Vitória Ltda.
- Sócia-proprietária da Rádio Sociedade do Triângulo Mineiro, adquirida em julho de 2010.
- Jornalista Responsável pela Rádio Difusora de Uberaba Ltda., desde julho de 2009.
- Presidente da Fundação Cultural de Uberaba 2002/2003, tendo participado do Conselho Deliberativo anteriormente.
- Presidente do Arquivo Público de Uberaba - 2002/2003
- Membro efetivo da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Uberaba, integrando o Conselho Cultural da entidade entre 1996 e 1998
- Membro titular da diretoria da 1ª seção do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, ocupando cargo de 1ª secretária - triênio 2009/2011
- Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Direito Processual 2008/2011
CERTIFICADOS E HOMENAGENS
- Mulher Destaque pela Associação de Mulheres de Negócios de Uberaba - 1996
- Sucessora de Sucesso, homenageada pelo Rotary Club de Uberaba - 1995
- Mulher Destaque - homenagem prestada pela Câmara Municipal de Uberaba - 2006
- Mulher Destaque - homenagem prestada pela Câmara Municipal de Uberaba - 2008
- Troféu Parceira ABO Uberaba - 2006 - outorgado pela Associação Brasileira de Odontologia em Uberaba
- Troféu Incentivador da Paz - 2008
- Comenda Markito - 2006 outorgada pela Câmara Municipal de Uberaba
- Troféu Inside 2006 - Personalidade do Ano - Minas Gerais - outorgado pelo jornal "O Clarim", Araxá - MG
- Troféu Inside 2006 - Destaque em Comunicação em Minas Gerais - outorgado pelo jornal "O Clarim", Araxá - MG
- Condecorada com a Medalha Zumbi, outorgada pela Câmara Municipal de Uberaba - 2005
- Destaque da Comunicação em Minas Gerais - homenagem prestada pela Associação Nacional de Jornais 2003
- Certificado de conclusão de curso de Qualidade Total, ministrado pelo SEBRAE-MG
- Certificado de frequência e participação nos Congressos Brasileiros de Jornalismo - 4º ao 8º
- Certificado de participação no 2º Congresso de Direito Processual de Uberaba - 2008
- Certificado de participação no 3º Congresso de Direito Processual de Uberaba - 2009
- Certificado de participação no 5º Congresso Brasileiro de Jornais promovido pela ANJ - agosto de 2004
- Certificado de participação no 6º Congresso Brasileiro de Jornais promovido pela ANJ - agosto de 2006
- Certificado de participação no 7º Congresso Brasileiro de Jornais promovido pela ANJ - agosto 2008
- Certificado de participação no 8º Congresso Brasileiro de Jornais promovido pela ANJ- agosto 2010
Referências Bibliográficas
Texto cedido pela acadêmica.
|
|