Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Acadêmicos - Carlos Alberto Cerchi


Carlos Alberto Cerchi - Cadeira 39

Patrono: Dom Joaquim Silvério de Souza
Fundador: Dom José Pedro Costa

Posição: Atual
Antecedido por: Dom José Pedro Costa


Biografia

Carlos Alberto Cerchi é natural de Sacramento, Estado de Minas Gerais. Nasceu no dia 25 de junho de 1950.
Filho de Quinto Cerchi e Olga Bertolucci.
Formou-se em História Natural com habilitação em Ciências e Biologia, pela FISTA - Faculdade Integradas "Santo Tomás de Aquino", de Uberaba-MG em 1977. Lecionou durante quarenta anos, educando jovens de Rifaina, Araxá e Sacramento, onde trabalhou na Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida, lá se aposentando em 2015.
Foi vereador na cidade de Sacramento durante três mandatos, sendo eleito presidente da Câmara Municipal em duas ocasiões.
É membro da Companhia de Teatro Movimento Cênico e da Academia de Letras do Triângulo Mineiro; com a escrita, se revelou fiel guardião da história, memória e cultura de Sacramento. Fundou, em 1995, a revista "Destaque In", de cunho cultural, que aborda também temas relativos à política e ao meio ambiente; em 2003 fundou, juntamente com o historiador Alessandro Abdala, a Editora Bertolucci; ele ainda ocupou o cargo de Secretário Municipal de Cultura (2017 a 2020); atualmente é Subsecretário.
Como agente cultural, Carlos Alberto sempre lutou em defesa da preservação do Patrimônio Cultural de Sacramento; em seu livro "Os Bondes de Sacramento", por exemplo, ele recupera a memória de histórias já vividas e esquecidas por muito tempo, apresentando explicações sobre como se deu o desenvolvimento de Sacramento. Em "Memória Fotográfica de Sacramento 1900-2000", fazemos uma viagem extensa pela história da Sacramento, onde o ontem e o hoje se misturam.
O professor e escritor Carlos Alberto busca contextualizar e preservar a memória das grandes personalidades de Sacramento, sendo ele um dos grandes responsáveis por promover a imagem e os trabalhos de Carolina Maria de Jesus, hoje reconhecida como nossa escritora maior, além de fazer uma aproximação entre o ator Lima Duarte e a preservação do Desemboque, berço da sociedade do Triângulo Mineiro.
Como escritor, publicou os livros: "Poesia Sem Pressa"- 1976; "Apologia Naturalista" - 1980; "Ainda Vivo" - 1989; "Desemboque, Documentário Histórico e Cultural" - 1986; e as revistas: "Revista Cosmovisão" - 1984 e "Revista de História" - 1989.

Obras publicadas:
Poesia Sem Pressa - agosto 1976
Apologia Naturalista: Antologia - fevereiro de 1980
Ainda Vivo -Poesia e Conto- fevereiro de 1989
Os Bondes de Sacramento - outubro de 1991
Antologia (coautoria) - novembro de 2000
Memória fotográfica de Sacramento - 1900/2000 - janeiro de 2004
Djalma Santos: biografia autorizada - janeiro de 2020
Maria: Saga de uma Imigrante - abril de 2022


Biografia

Texto extraído de https://culturasacramento.com.br/carlos-alberto-cerchi


Voltar


Projeto Gráfico e Programação Web, Pesquisa, Organização e Manutenção: Fernanda Bilharinho de Mendonça
©Copyright 2010/2022 - Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Todos os direitos reservados.