Acadêmicos - Consuelo Pereira Rezende do Nascimento


Consuelo Pereira Rezende do Nascimento - Cadeira 10

Biografia

Consuelo Pereira Rezende do Nascimento nasceu em Mineiros (GO), em 1957, filha de Amada Expedita Pereira Rezende e Sebastião Franklin de Rezende.
Seus contatos com os livros foram incentivados pela mãe mineira, poetisa anônima, que instruiu, preliminarmente, os seis filhos, obcecada por lhes oferecer outros horizontes, além do cenário da Serra Luminosa (fazenda onde residia a família). Revela: "... até a infância, não tínhamos rádio; nem TV; nem bonecas, senão as que criávamos, ou nós mesmas, de tão bordadinhas por minha mãe... Acolá dos baús de Romançários, fascinantes, do vô Sinfrônio, as cirandas, as belas estórias que mamãe nos contava, lia ou inventava, sob um céu mágico. Consuelo foi assistida por professores religiosos/filósofos, desde o palco do Ginásio Santo Agostinho (GO), onde recitava os próprios versos aos nove anos de idade.
Protagonizou e dirigiu peças de teatro, até o curso de Letras realizado na FISTA - Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino, encampada pela UNIUBE, onde os acadêmicos exerciam papel ativo no teatro "Céu Aberto" e no jornal "Sagarana", fundados por sua Turma.
Em razão das funções de confiança no Serviço Público Federal, residiu em outras cidades e se casou, em Uberaba, com o médico-veterinário, José, tendo três filhos: Kátia, Tiago e Marina, dentre adoções.
Cursou Direito pela UNIRP - Universidade de São José do Rio Preto (SP), em 1996, e Pós-Graduação, em Direito Público e filosofia do Direito, pela Universidade Católica de Uberlândia, em 2004. Também articulista, desmembra-se noutros ramos: adoção, área jurídica e romance.
Sua poesia, ou prosa-poética,é um lúdico de filosofia, metáfora e trocadilhos, e o amor é fenômeno da natureza.
É Membro da União Brasileira de Escritores, desde 1997, e da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Cadeira nº 10, dentre outros seguimentos.

Obras publicadas:
Mundo Esse: Poemas-Ensaio, 1987 Em Tempo, Poesias, 1996 Narco-íris, Poesias, 2007


Bibliografia

Paolinelli, Sônia Maria Rezende. Coletânea Biográfica de Escritores Uberabenses. Uberaba (MG): Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães”, 2009. 59 p



Cadeira nº 10
NomePosição
Castro Alves Patrono
Antônio Édison Deroma Fundador
Consuelo Pereira Rezende do Nascimento
Atual

Voltar




© Copyright 2010/2011 - Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Todos os direitos reservados.