|
Acadêmicos - Geraldo Dias da Cruz
Geraldo Dias da Cruz - Cadeira 29
Patrono: Basílio de Magalhães
Fundador: Eurico Silva
Posição: Atual
Antecedido por: Eurico Silva
Biografia
Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, a 3 de maio de 1929, filho de Manoel Dias dos Santos e Laurentina Rodrigues Dias.
Realizou os estudos primários e secundários em Belo Horizonte.
CURSOS: Superior de Administração de Empresa; Curso Intensivo para Administradores -- Departamento Pessoal e Desenvolvimento do Banco do Brasil; Gerência de Escritório pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Curso de Mercado de Capitais pelo SENAC; Curso Superior de Cinema pela Universidade Federal Católica de Minas Gerais; Curso "Estruturalismo e Linguagem", pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia; Curso de Reciclagem em Assuntos do Comércio Exterior; Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior; Ciclo de Estudos sobre Segurança e Desenvolvimento, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Uberlândia (MG); Curso sobre Noções de Parapsicologia, Centro Latino-Americano de Parapsicologia (C.L.A.P) São Paulo (SP); Curso de Câmbio - Banco do Brasil, Belo Horizonte e Rio de Janeiro; III Curso de Treinamento e Aperfeiçoamento para Chefes de Setores de Promoção Comercial -- Ministério das Relações Exteriores -- Departamento de Promoção Comercial, Rio.
Agraciado com os seguintes títulos: Cidadão Parasiense -- Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso (MG), 1970; Cidadão Uberlandense -- Câmara Municipal de Uberlândia (MG); Personalidade do Triângulo Mineiro -- 0 Jornal Prata Repórter. É membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro -- cadeira nº 14 e Sócio correspondente da Academia Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras de Anápolis (GO). Sócio da União Brasileira de Escritores -- Goiás (GO).
CONCURSOS LITERÁRIOS: Prêmio Literário Nacional /1984 -- gênero Poesia - categoria inédito, patrocinado pelo Instituto Nacional do Livro (RIO DOS SIGNOS); III Concurso Nacional de Literatura, Secretaria da Educação e Cultura, Estado de Goiás. Livro: ARMAS DO TEMPO; 1º lugar no II Concurso Nacional de Poesia sobre o Vinho, promoção da Universidade de Caxias do Sul com apoio da Uvibra, Fecovinho e Agavi, Caxias do Sul (RS); Vº Festival de Poesia Falada, Varginha (MG), com o poema A ARMA; III Concurso Mackenzie de Poesia, São Paulo (SP), com o poema AEDO ADVERSO; IX Festival de Poesia, Varginha (MG), poema TEMPO; 2ª Semana de Arte de Divinópolis, União Estudantil Divinopolitana, Prefeitura Municipal de Divinópolis e Sociedade Divinopolitana de Arte e Cultura, com o trabalho OS CAVALOS; 1º FESPOEMA, Mariana (MG), III Festival de Poesia de Pirapora (MG), com ESCRITA DA BATEAÇÃO; 3º Concurso Literário da Revista AABB, Rio de Janeiro, com O SONO; II Concurso Nacional de Poesias "Poeta Chagas Fonseca", CISP -- Centro de Integração dos Servidores da Previdência, São Paulo; 1º Concurso Nacional de Poesia de Uberlândia (MG), com REISADO e Concurso de Monografias -- Prêmio Augusto dos Anjos, Instituto Municipal de Arte e Cultura-RIARTE, Rio de Janeiro (RJ).
LIVROS PUBLICADOS: "Poemas", Edições Igrejinha, Cuiabá (MT), 1953; "Monchão-Coroado", Imprensa Oficial de Minas Gerais, 1973; "Armas do Tempo", Edições UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Cuiabá (MT), 1975; "Crepúsculo Para a Paz", Editora do Escritor, São Paulo (SP), 1977; "Eurico Silva, O Educador", Academia de Letras do Triângulo Mineiro; "Proclama aos incautos", Editora do Escritor, S.Paulo, 1981; "Olhos, peixes navegantes", Idem, 1983. No prelo: 13 AUTORES GOIANOS, Ensaios. INL e Secretaria de Cultura e Desportos do Estado de Goiás. Participou nas antologias: SOPOESIA, Editora do Escritor, 1976; ANTOPOÉ, Idem, 1978, EM REVISTA, idem, 1978; Poetas do Triângulo Mineiro, 1976; POESIES EXPRESSIONS D'AVANT-GARDE EN AMERIQUE LATINE, França, 1976 e POESIA, Belo Horizonte (MG), 1977.
Referências Bibliográficas
Biografia cedida pelo acadêmico.
Obs.:Atualmente, vive em Goiânia-GO. É membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, onde ocupa a Cadeira 29.
|
|