Fundadores - João Modesto dos Santos Filho


João Modesto dos Santos Filho - Cadeira 31

Biografia

João Modesto dos Santos Filho nasceu em Uberaba no dia 7 de fevereiro de 1909.
Filho de João Modesto dos Santos e Ermelinda Alves dos Santos, figuras queridas e consideráveis de Uberaba.
Foi casado com Geralda Dimas dos Santos, com quem teve dois filhos: Silvio Dimas Modesto e Neli Dimas Modesto.
Seu pai desenvolveu atividade intensa em vários setores da vida uberabense, inclusive na imprensa, como diretor de jornais que circulavam em Uberaba, tais como, Gazeta do Triângulo, 0 Operário e outros.
João Modesto dos Santos Filho foi cirurgião-dentista dos mais capazes, mantendo, por muito tempo, consultório dos mais procurados e conceituados. Pertenceu ao quadro de assistência odontológica do Centro de Saúde de Uberaba.
O elevado conceito que gozava no seio de sua classe pode ser aferido pelo fato de ter sido, por três vezes, conduzido à Presidência da Associação Odontológica de Uberaba. Foi também diretor do Tiro de Guerra 59, na fase de construção da sede própria da Instituição.
João Modesto para que muito contribuiu para que tal Instituição pudesse alcançar as metas colimadas pela sua direção.
Membro do diretório do antigo Partido Social Democrático e vereador da Câmara Municipal de Uberaba, distinguiu-se pela sua lealdade partidária e verticalidade de suas atitudes.
Foi, também, membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, onde ocupou a Cadeira nº 31, que teve como patrono, Guimarães Rosa.
Faleceu em Uberaba, em 1982, aos 73 anos de idade e, a família se empenhou em publicar suas poesias, como homenagem póstuma.

Obra publicada:
Ternura, poesias



Bibliografia

Paolinelli, Sônia Maria Rezende. Coletânea Biográfica de Escritores Uberabenses. Uberaba (MG): Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães”, 2009. 113 p


Voltar


© Copyright 2010/2011 - Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Todos os direitos reservados.