Acadêmicos - João Eurípedes Sabino


João Eurípedes Sabino - Cadeira 32

Biografia

João Eurípedes Sabino nasceu em 1949 na cidade de Uberaba, filho de Adalgisa de Araújo Sabino e de Genésio Sabino da Silva.
É Casado com Zulmira Amélia Pontes Sabino.
Concluiu o ensino básico no Grupo Escolar Professor Chaves e o 29 grau nos Colégios Osvaldo Cruz e Dr. José Ferreira.
Cursou Engenharia Civil na Escola de Engenharia do Triângulo Mineiro, onde foi diplomado em 1975.
Como educador, lecionou Bioestatística, de 1976 a 1979, na Faculdade de Zootecnia de Uberaba e, Fundamentos de Engenharia de Segurança, em 1980, nas Faculdades Integradas de Uberaba (FIUBE). Em 1979, concluiu o Curso de Engenharia de Segurança e, em 1983, ingressou no Ministério do Trabalho, onde desempenhou as funções de Engenheiro de Segurança até o ano de 1998.
Possui algumas condecorações, dentre elas: Diploma e medalha de honra ao mérito, no Exército Brasileiro; Medalha Major Eustáquio, pela Câmara Municipal de Uberaba, em 1992; Diploma de Honra ao Mérito, pela Câmara Municipal de Uberaba, em 1998; Diploma: Personalidade da Engenharia e Arquitetura, pelo Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro, em 2003; Atestado de Serviços Meritórios, pelo CREA/MG, 2002 e 2005; Medalha Comemorativa dos 150 Anos de Uberaba, pelo Poder Executivo Municipal, em 2006.
Integrou o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba - CONPHAU, no período de 2004/2008. É Perito Judicial em Engenharia Civil e de Segurança e serve ao Poder Judiciário nas Comarcas de Uberaba e da Região.
É o Primeiro Presidente e Sócio Fundador do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região, escreve, semanalmente, no di-ário Jornal da Manhã.
É estudante de Logosofia desde o ano de 1974. No campo literário é autor de vários trabalhos técnicos voltados à Engenharia de Avaliações e Perícias. Sempre cultivou em si o exercício de escrever e, desde criança, desenvolve esta arte sem maiores pretensões.
João Eurípedes Sabino é membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro ocupando a Cadeira nº 32.
Em 16/07/2009, foi eleito, em Assembléia Extraordinária, vice-presidente da Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Municipal "Bernardo Guimarães-SABI".

Obras publicadas:
Quesitos nas Ações Possessórias
O Andarilho



Cadeira nº 32
NomePosição
Pandiá Calógeras
Patrono
Edelweiss Teixeira
Fundador
Aluízio Ignácio de Oliveira
01
Eunice Puhler
02
João Eurípedes Sabino
Atual

Voltar




© Copyright 2010/2011 - Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Todos os direitos reservados.